Um pouco da nossa historia

A Comunidade Nossa Senhora das Graças teve início de sua formação no ano de 1992 (22 anos atrás), quando o Pe Lucas da Paróquia de São Pedro no B. Saraiva – Uberlândia, procurou moradores do então B. Itapema Sul para instituírem uma comunidade no local. Assim, numa missa celebrada na R. Jaguara 128, na quadra da casa da D. Divina, foi escolhido por unanimidade entre os presentes, o nome de Nossa Senhora das Graças, para a comunidade, após sugestão da moradora Regina.

Iniciaram-se as celebrações das Missas que eram rezadas nas casas dos moradores, aos sábados `a tarde. A primeira missa foi rezada na casa a moradora Rosangela, do Jardim Karaiba. A casa do Paulo Lopes, serviu de abrigo para muitas celebrações e para a guarda da imagem de Nossa Senhora das Graças, que ia de casa em casa...

Após algum tempo o Pe Lucas, por acúmulo de serviços (messe sempre grande, operários sempre poucos) precisou afastar-se.

No final de 1997, o Sr Bispo da Diocese de Uberlândia, D. José Alberto de Moura, designou a Comunidade para a Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, cujo pároco, na época, era o Padre Edoardo Ferrari, da ordem dos Religiosos Cavanis. Pe Edoardo procurou a moradora do Jardim das Acácias, Cristina, que era atuante junto a Igreja de São Jose, para retomar a obra da edificação física e espiritual da Capela e Nossa Senhora das Graças.

Então moradores do Jardim Karaíba, Morada da Colina, Itapema Sul, Jardim das Acácias e City Uberlândia, voltaram a se reunir aos sábados, nas residências e até mesmo nas ruas destes bairros, para a celebração da Santa Missa.
Ressalva-se o precioso acolhimento da D. Sirleide e Sr Osvaldo e D. Janua e do Sr Valmir, disponibilizando suas casas para as missas, incontáveis vezes.

Com uma inegável habilidade de organização na construção de Igrejas, Padre Edoardo iniciou uma intensa campanha com os moradores a fim de se obter um terreno onde seria posteriormente erguido o Centro Comunitário Nossa Senhora das Graças e a Capela Nossa Senhora das Graças.

Assim, depois de um árduo trabalho junto à Câmara Municipal de Uberlândia, em 1998 o terreno foi finalmente doado; um lote de aproximadamente 1.000 m2 quadrados, no Itapema Sul, na rua Pirapuã.

Em 1999, após obter as restrições urbanísticas, definiu-se o projeto arquitetônico, elaborado pelo querido amigo e arquiteto Ricardo Pereira.

Assim, ano após ano as festividades foram ocorrendo até os dias de hoje.
Lembremos da Festas Juninas na R. do Venerável, então B. City Uberlândia, em frente `a casa do Mario Paulo e Rosane.

Lembremos que nossa primeira catequista a Peggy , disponibilizou sua casa para preparar as crianças para a 1ª Comunhão. Não tínhamos sede a celebração foi feita na Capela do Mosteiro Monte Alverne , bairro Planalto, em 1999.
Também neste ano foi realizada a coroação de N. Sra , na casa do Paulo e Regina, linda coroação com altar ao ar livre , e com casa lotada.

Em 05 de maio de 2001, foi celebrada uma Missa Campal no terreno recebido em doação; cerimônia que deu início à construção do Centro Comunitário Nossa Senhora das Graças.

A primeira missa realizada na inauguração do salão principal do Centro Comunitário ocorreu em 29 de dezembro de 2001, celebrada pelo padre Edoardo. Entretanto, somente em agosto de 2002 é que se concluiu a construção de todas as salas do Centro Comunitário

Com o Centro concluído, foi possível realizar a catequese no local, a partir de 2003.
Oficialmente, a Capela da Comunidade Nossa Senhora das Graças teve início de suas obras numa manhã ensolarada de uma quarta feira, dia 10 de setembro de 2003. Suas obras ainda não foram concluídas.

Atualmente, as celebrações da Santa Missa vêm sendo realizadas aos sábados às 18:30 horas e, aos domingos às 10:30 e 19:30 horas.

Continuamos na caminhada desta conquista, prosseguindo com o desejo de receber toda a comunidade e visitantes numa capela acolhedora.

Saiba Mais, clique nos botões abaixo